Compartilhar
O Rio Grande do Sul está atento ao desdobrar da colheita das culturas de inverno, com destaque para o trigo, que já abrange 19% da área cultivada, totalizando impressionantes 1.505.704 hectares nesta safra de 2023. Esses números foram revelados pelo Informativo Conjuntura, divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta última quinta-feira (19/10).
Os maiores progressos foram registrados na região Oeste do Estado, onde alguns agricultores já finalizaram a colheita ou estão prestes a concluir esse ciclo produtivo. No entanto, na região Leste, a maioria das lavouras ainda está em fase de maturação devido ao plantio tardio, e a colheita está para iniciar.
Resultados preliminares apontam para uma redução na produtividade inicial. Porém, é importante ressaltar que uma avaliação mais precisa se faz necessária à medida que a colheita avança, dado que há uma variabilidade de resultados mesmo dentro de uma mesma região.
Continuaremos monitorando de perto os avanços na colheita das culturas de inverno e traremos atualizações conforme mais informações forem disponibilizadas. Fique atento para as próximas notícias sobre a safra agrícola de 2023 no Rio Grande do Sul.