Aguarde, carregando...

Notícias


Como diversificar a propriedade rural

A diversificação rural acontece quando um estabelecimento se ramifica da agricultura tradicional, adicionando novas atividades lucrativas.

Compartilhar



A diversificação rural acontece quando um estabelecimento se ramifica da agricultura tradicional, adicionando novas atividades lucrativas. A estratégia de diversificação da propriedade pode envolver qualquer coisa, desde adicionar aves a pasto e produção de carne até começar uma pousada no celeiro ou criar uma atração turística local.

Quando se fala em diversificação, no entanto, é preciso saber diferenciar diversificação agrícola e diversificação rural. A primeira refere-se à implantação de duas ou mais atividades agrícolas ou pecuárias, como uma propriedade que produza café, milho, leite e crie suínos. Já a diversificação rural refere-se à implantação simultânea de atividades agrícolas e não-agrícolas em uma propriedade, configurando-se por meio de um mercado relativamente indiferenciado, que combina desde a prestação de serviços manuais até o emprego temporário nas indústrias tradicionais (agroindústria, têxtil, etc.).

As propriedades rurais que se diversificam poderão ter diversos benefícios econômicos, ambientais e sociais, reduzindo o risco econômico e criando fluxos de rendas alternativos, à medida que promovem o aumento da resiliência das fazendas familiares. Essa diversificação pode ser indispensável à sobrevivência e à competitividade de estabelecimentos rurais, pois garante a biodiversidade, fomenta o mercado de trabalho, cria riqueza por meio de novas oportunidades de negócio e estimula o desenvolvimento local.

Manter um fluxo de caixa sadio e sustentável nas propriedades rurais é um dos grandes desafios, principalmente para pequenos e médios produtores, que enfrentam a concorrência dos grandes, além dos riscos climáticos e oscilações de preço no mercado. Por isso, apostar em diversificação nas propriedades tem se mostrado uma alternativa vantajosa e segura.

Caminhos para diversificar a renda
A diversificação produtiva pode ser classificada como horizontal, quando se investe em diferentes culturas dentro de uma mesma propriedade rural, ou como vertical, quando o produtor rural detém todas (ou diversas) fases da cadeia produtiva de uma cultura, eliminando intermediários até a entrega do produto ao consumidor final. Em ambos os casos que podem, inclusive, ocorrer simultaneamente, a diversificação produtiva permite um melhor aproveitamento do solo, da água, do espaço, das máquinas e dos recursos humanos, ampliando o potencial produtivo das propriedades.

O aproveitamento da entressafra de algumas culturas para o plantio de outras, por exemplo, permite uma entrada contínua de receitas dentro da propriedade rural e, dependendo do tipo de cultivo, auxilia na redução dos custos de produção e na autossuficiência da propriedade. O produtor rural que investe no plantio de milho, cana e café pode, por exemplo, apostar também na criação de gado de corte ou leite e utilizar parte de sua colheita (inclusive sobras) para a produção do silo necessário para o manejo desses animais. Outro benefício seria o aproveitamento de estercos para adubação e, com isso, melhorar a qualidade do solo e diminuir os custos com adubação mineral.

Da mesma forma, investindo na diversificação verticalizada, pode-se assumir a etapa de comercialização dos produtos, apostando por exemplo na construção de engenhos de cana e até mesmo na venda de derivados, como o caldo de cana, colocando-o à disposição em feiras e mercados locais. A adoção de maquinário simples, neste caso, ensiladeiras e trituradores para produção de silo e ração animal e moendas para extração do caldo de cana são premissas para a diversificação verticalizada.

Oportunidades potenciais para diversificação
Agregar valor aos produtos agrícolas: processamento, venda direta/online ou mercados de produtores.
Desenvolver um novo empreendimento: esportes de aventura, animais de estimação, atividades de lazer e recreação, e turismo.
Construção de edifícios: como aluguéis de férias, casamentos, residenciais e oficinas.

Vantagens de diversificar a propriedade rural
• Reduz os riscos climáticos e mercadológicos
• Aumenta a rentabilidade
• Melhora a renda e a qualidade de vida
• Otimiza o uso da mão de obra
• Melhora o fluxo de caixa
• Minimiza a incidência de pragas e doenças
• Estimula a desenvolver novas habilidades
• Permite expandir a rede de contatos comerciais

Artigos relacionados


Impactos do Fenômeno Climático nas Colheitas de Verão

Impactos Do Fenômeno...

Perspectivas para 2023/24

Ler artigo
Preços da laranja atingem patamar histórico em meio a onda de calor!

Preços Da Laranja Atingem...

Onda de calor impulsiona alta demanda e escassez, elevando...

Ler artigo
Governo de SP lança SP AGRO, o maior plano de ações da história para impulsionar o agronegócio

Governo De Sp Lança Sp Agro,...

Pacote de 16 ações promovido pelo Governo, por meio da...

Ler artigo