Compartilhar
Para fazer uma avaliação de propriedade rural, precisa-se contratar um profissional especialista para realizar uma criteriosa apreciação da dimensão, da exploração, do retorno financeiro, das benfeitorias, das máquinas, dos equipamentos, dos recursos naturais e da situação em que se encontra a propriedade.
Todo imóvel cuja exploração agropecuária apresenta fins comerciais, é considerado propriedade rural.
A avaliação do imóvel rural serve para que o proprietário saiba o real valor do seu bem, além de otimizar o controle do patrimônio. Sem falar que o dono da propriedade se prepara melhor para venda, arrendamento, troca ou junção.
Um bom laudo de avaliação de imóveis rurais depende da participação ativa do proprietário e do avaliador. Contratar um profissional que esteja bem atualizado em relação ao mercado da região, além de apresentar características como seriedade, competência e experiência na área é de suma importância. Lembre-se: o que está em jogo é o valor do bem.
Após identificação da finalidade da avaliação da propriedade, como aquisição, arrendamento, garantia, junção de negócios ou aporte de capital, o próximo passo é reunir a documentação concernente ao imóvel rural. Lembrando que o dono do imóvel deve conceder toda a documentação para que o laudo possa ser entregue no prazo combinado.
Durante a vistoria da propriedade rural, o engenheiro de avaliação identifica atributos construtivos, físicos e topológicos do imóvel. O processo também considera o mercado da região onde se localiza o ativo. Na vistoria, são avaliados denominação e dimensões do imóvel, terras, obras e melhorias, equipamentos e maquinário, instalações e construções, produções agropecuárias, assim como atividades de agroturismo e agroindústria.
O laudo de avaliação deve apresentar informações detalhadas sobre o solicitante e o imóvel, além de roteiro de acesso ao imóvel, descrição da região, pesquisa de valores, data da vistoria, diagnóstico de mercado, resultado da avaliação e data de referência, bem como local e data do laudo. É de suma importância conter a qualificação legal completa do documento e a assinatura do profissional responsável pela avaliação.