Aguarde, carregando...

Notícias


Falta de Chuvas Reduz em 5,6% a Produção de Soja no Brasil

A previsão para a safra de soja 2023/24 sofreu um corte significativo, atingindo 152,8 milhões de toneladas, representando uma queda de 5,6%.

Compartilhar



A previsão da StoneX Brasil para a safra de soja 2023/24 sofreu um corte significativo, atingindo 152,8 milhões de toneladas, representando uma queda de 5,6% em relação às expectativas iniciais de dezembro. A escassez de chuvas em várias regiões produtoras tem afetado o rendimento das plantações, potencializando as perdas esperadas.

Essa diminuição na produção tende a impactar também as exportações, com a estimativa da StoneX reduzida para 95 milhões de toneladas. Por outro lado, o consumo interno mantém-se estável, com 57,5 milhões de toneladas, impulsionado pelo aumento da mistura de biodiesel para 14% em 2024.

No entanto, especialistas ressaltam que o panorama pode ainda se modificar, pois alguns estados realizam o plantio em momentos diferentes e enfrentaram atrasos na semeadura. A real magnitude da safra só será conhecida com a progressão da colheita, tornando o clima dos próximos meses um fator determinante.

O mercado aguarda ansiosamente por atualizações que possam influenciar tanto a oferta quanto a demanda da oleaginosa, com a possibilidade de ajustes nas projeções conforme o desenvolvimento da temporada.

Artigos relacionados


Agronegócio Brasileiro Fecha 2024 com Exportações Recordes de US$ 153 Bilhões

Agronegócio Brasileiro Fecha...

Soja, Carnes e Açúcar Lideram Exportações do Agro Brasileiro

Ler artigo
Donos de terras na faixa de fronteira têm até outubro de 2025 para regularizar imóveis rurais!

Donos De Terras Na Faixa De...

Sem regularização, ela pode ser reincorporada à União!

Ler artigo
Sinal de Alerta: ocorrência de lagarta aumenta nos últimos anos.

Sinal De Alerta: Ocorrência...

A lagarta Spodoptera frugiperda está presente em todo o Brasil

Ler artigo