Compartilhar
Segundo a Lei n.º 12.236, as obrigações do corretor são:
Cumprir o código de ética da classe;
Apresentar as certidões do imóvel sobre dívidas, financiamento, dívida de IPTU e até possíveis processos contra o vendedor do imóvel;
Verificar as informações e documentos sobre o imóvel e proprietário, e checar a sua veracidade, informando o comprador;
Responder civil e penalmente em caso de danos ao cliente, seja por falta de ética, negligência ou outros motivos que venham a prejudicar o comprador.
A rotina de um corretor de imóveis é dinâmica: há dias em que é necessário prestar serviços externos, como visitas aos imóveis e prospecção; em outros, o trabalho no escritório é necessário, como a verificação de documentos e atendimento aos clientes.
O corretor de imóveis é um profissional que precisa ter conhecimento variado, desde matemática financeira, legislação até técnicas de vendas e atendimento.
Por isso, é importante ter uma formação sólida, com conteúdos e disciplinas que abranjam esses e outros temas que fazem parte do dia a dia do corretor de imóveis.
Após a conclusão do curso e registro no CRECI, já é possível começar a atuar como corretor de imóveis, seja por conta própria ou associado a alguma empresa do mercado imobiliário, como construtoras e imobiliárias.
Engana-se quem pensa que o corretor de imóveis possui campo de atuação limitado. A profissão é ampla e oferece áreas diversificadas de atuação. Algumas delas são:
1) Administração de imóveis
Uma das principais áreas de atuação de um corretor de imóveis é a gestão de locações e condomínios. Nessa área, o profissional pode auxiliar também na resolução de disputas imobiliárias na justiça.
2) Advocacia na área imobiliária
O direito imobiliário também é uma área que o corretor pode atuar, desde que seja bacharel em direito e registro no órgão de classe.
Além disso, o advogado também pode atuar como corretor e perito avaliador, pois são áreas que são essenciais ter conhecimentos sobre leis.
3) Corretagem de imóveis
Uma das atividades mais comuns da profissão de corretor. Na administração de imóveis, o profissional atua na locação, venda, tanto de imóveis residenciais, quanto de comerciais e até de loteamentos.
4) Gestão de fundos imobiliários
O mercado de imóveis possui muitos investidores, e o corretor pode prestar serviços nesse segmento, como a gestão de fundos imobiliários.
5) Prospecção
Construtoras contratam o corretor de imóveis para realizar serviços de prospecção.
6) Avaliação de imóveis
Avaliar imóveis e definir o preço de uma propriedade é um dos serviços prestados pelo corretor, que precisa ter ainda o curso para ser um avaliador de imóveis.