Compartilhar
O plantio de soja no Oeste da Bahia está em estágio avançado, com cerca de 1,9 milhão de hectares já semeados, o que representa 98,9% da área total estimada, conforme divulgado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).
De acordo com o levantamento mais recente de safra, o Conselho Técnico da Aiba prevê que serão plantados 2 milhões de hectares na região neste período, superando os 1,860 milhão de hectares da safra anterior. A soja permanece como a principal cultura na região, ocupando 69% da área de cultivo.
Recentemente, produtores rurais de microrregiões como Cascudeiro, Campo Grande, Coaceral e Rio Grande intensificaram o plantio e replantio de soja devido ao retorno e uniformidade das chuvas. O presidente da Aiba, Odacil Ranzi, expressou otimismo com as condições climáticas favoráveis, afirmando que elas contribuirão para a conclusão da semeadura nos próximos dias.
Além disso, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) publicou a Portaria Nº 140 em 29 de dezembro de 2023, prorrogando excepcionalmente o prazo de semeadura de soja até 10 de janeiro de 2024 para a safra 2023/24 na região Oeste da Bahia.
Aloísio Júnior, gerente de Agronegócios da Aiba, destacou que a decisão de prorrogar o prazo de semeadura oferece segurança aos produtores que enfrentaram desafios devido à falta ou má distribuição de chuva nos núcleos produtivos. Essa medida visa garantir que todos os agricultores possam concluir suas atividades com mais tranquilidade, contribuindo para a continuidade do sucesso da safra na região.