Aguarde, carregando...

Notícias


Reclassificação de imóveis rurais beneficia produtores de todo o País.

O Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), gerenciado pelo Incra, a partir do dia 07/11 disponibilizou informações atualizadas dos imóveis rurais inscritos no instituto, conforme parâmetros que modificaram os conceitos de minifúndio e pequena propriedade.

Compartilhar



O Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), gerenciado pelo Incra, a partir do dia 07/11 disponibilizou informações atualizadas dos imóveis rurais inscritos no instituto, conforme parâmetros que modificaram os conceitos de minifúndio e pequena propriedade. As alterações impactaram 4,2 milhões de cadastros, aumentando as chances do público envolvido de acessar créditos produtivos e regularizar suas terras.

A reclassificação foi baseada nas previsões constantes na Lei 13.465/2017 e na Instrução Especial nº 5/2022, expedida pela autarquia. Agricultores beneficiados pela alteração saíram da condição de minifundiários, tornando-se pequenos proprietários rurais.

Antes dessa Lei, eram identificados como minifúndios os imóveis abaixo de um Módulo Fiscal, considerando atividades produtivas existentes em um município. Após a legislação entrar em vigor, os minifúndios foram definidos como área abaixo da FMP, a menor parcela na qual um imóvel rural pode ser desmembrado para constituir outro.

O normativo do Incra, publicou no dia 1º de agosto, alteração na metodologia da fração mínima, ocasionando redução do índice em 1.885 municípios brasileiros. A mudança também decorre do uso da Região Geográfica Imediata em substituição à Microrregião Geográfica para agrupamento dos municípios.

As Regiões Geográficas Imediatas são grupos de municípios, sendo a rede urbana vinculada a um centro urbano local base, mediante análise do IBGE. A nova regionalização do Brasil implicou no reagrupamento de alguns municípios, alterando o valor da Fração Mínima de Parcelamento.

Os ajustes levaram à revisão do banco de dados do SNCR, concluída agora, na qual milhares de imóveis foram enquadrados como pequenas propriedades, tendo dimensão superior à FMP e inferior a quatro módulos fiscais. Isso implica o fim da restrição de acesso a linhas de financiamentos para as propriedades e posses reclassificadas, possibilitando o desmembramento dessas áreas, conforme a fração mínima de parcelamento de cada localidade.

Para conferir se a localidade integra o grupo de municípios com fração alterada, consulte a Declaração para Cadastro de Imóveis Rurais Eletrônica DCR. O valor do módulo fiscal e da fração mínima de parcelamento podem ser pesquisados na Consulta de Índices Básicos, disponível na Plataforma de Governança Territorial do Incra.

Artigos relacionados


Avanço de Frente Fria Promete Mudanças Climáticas Significativas no Brasil Central

Avanço De Frente Fria Promete...

Precipitações e Variações de Temperatura São Esperadas ao Longo...

Ler artigo
O Papel Vital da Agricultura Sustentável nas Terras Rurais

O Papel Vital Da Agricultura...

O futuro da economia da agrícola!

Ler artigo
Conflito Milionário: Bunge e Seara Buscam Justiça Contra Fazendeiros de Novela

Conflito Milionário: Bunge E...

Esta fazenda, notoriamente conhecida por ser cenário da novela...

Ler artigo