Compartilhar
Na agricultura o ano é contado de forma diferente. As condições climáticas que ditam qual será o início do plantio. Estar atento ao clima é fundamental para plantar no momento certo e ter um bom retorno financeiro. Com o início estabelecido, encontramos algumas divisões para guiar os agricultores, e fazer com que aproveitem ao máximo a terra fértil ao longo de todo o ano.
Conhecidas pelos agricultores, mas desconhecidas para o público geral: safra, safrinha e entressafra. Se você quer investir no agronegócio, é imprescindível saber o que é cada uma e como tirar o melhor proveito delas.
No artigo de hoje vamos falar sobre os três conceitos, e como eles podem influenciar o seu lucro e produção.
Safra
A Safra é a mais conhecida dos três. Ela representa a abertura do ano agrícola. Normalmente com início em outubro, com a chegada das chuvas e clima propício para o plantio.
Como a parte principal do ano agrícola, é neste período que os agricultores investem uma boa quantia, com a esperança de colher bons rendimentos em janeiro. O gasto abrange desde a preparação do terreno até a colheita.
Para a preparação da safra, é comum financiamentos com juros atrativos como incentivo para pequenos e médios agricultores. Assim, é possível seguir todo o planejamento do ano, sem que a parte financeira seja um obstáculo.
Safrinha
Já a safrinha, ou em alguns casos segunda safra, é produzida logo após a colheita da safra, em meados de janeiro, fevereiro e março.
Caracterizada por ser cultivada em um período não tão favorável, como excesso de calor, falta de chuvas, entre outros, espera-se que a produção seja bem menor, mas não é o que está acontecendo em algumas culturas, como o milho. Muito pelo contrário, em alguns lugares a produção da safrinha superou ou se igualou com o período da safra. Trazendo um excelente retorno financeiro para os agricultores.
Entressafras
Como o nome já informa, o entressafras é o período entre o fim de uma safra e início de outra, neste momento os agricultores se planejam quanto as estratégias para o próximo ano agrícola.
Além de colocar em ordem as questões financeiras e administrativas, o produtor que usa com sabedoria o entressafras, pode garantir uma boa gestão e resultar em maiores ganhos.
Este também pode ser um momento para aproveitar a terra fértil e plantar algo que não demande tantos cuidados, algo apenas para manter o faturamento ao longo de todo o ano.