Compartilhar
Com a alta demanda de produção, necessitou de uma maneira rápida e segura de produzir mais em menos tempo. E no ciclo da vida cada coisa tem o seu momento de acontecer, plantar, crescer e colher. No entanto, em um mundo com 7 bilhões de pessoas não existe tempo hábil para suprir toda essa demanda seguindo o ritmo natural.
Foi então que os fertilizantes surgiram para ajudar o agricultor a cumprir com a tarefa de produzir alimento suficiente para toda a população.
Muitas vezes importados por produtores, o mercado brasileiro fica à mercê do valor dos fertilizantes disponíveis para a compra. Afinal, o país possui mais de 300 milhões de hectares de terras agricultáveis, portanto a demanda é extremamente elevada.
A tecnologia que envolve a produção de fertilizantes e sua ação na terra, é uma clara representação do quanto nosso meio de produção já evoluiu. E ainda tem muito mais para crescer. Sua função de repor e fornecer ao solo nutrientes e elementos fundamentais para o desenvolvimento acelerado das sementes é a prova de que a ciência deve ocupar todos os setores e otimizar cada vez mais os processos.
Com o avanço da tecnologia, espera-se que a eficiência e alta produtividade dos fertilizantes sejam ainda maiores. Atualmente são sintéticos e produzidos a partir de minérios, algumas matérias orgânicas e produtos vindos de atividades petrolíferas, sem grandes fontes tecnológicas, apenas contanto com reações a base de produtos naturais.
No entanto, os mais usados atualmente, são os chamados fertilizantes especiais, mais tecnológicos e que garantem mais produtividade. Desenvolvidos por meio de extrato de algas, polímeros sintéticos e organominerais. Eles estão crescendo cada vez mais e presentes no mercado brasileiro, pois entregam resultados superiores.
A tecnologia para o setor será uma excelente ferramenta para auxiliar no objetivo de suprir as necessidades globais de alimento. Com a população crescendo em larga escala, e com terras limitadas, o investimento nesse tipo de conhecimento tende a ser lucrativo e vantajoso para o longo prazo.