Agricultores familiares de Pau dos Ferros, a 400 quilômetros de Natal, começarão a receber sementes de feijão, milho, sorgo e arroz nesta terça-feira (10). A distribuição faz parte do Programa Bancos de Sementes, promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) em conjunto com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Amanhã, uma solenidade com o governador Robinson Faria marcará o início do programa. Segundo o coordenador do Bancos de Sementes, todas as regionais serão autorizadas a fazer a entrega das sementes para seus respectivos bandos.

Na safra 2015 o programa atenderá 137 municípios em um total de 1.156 Bancos de Sementes com aproximadamente 35.000 agricultores familiares. O Programa requer que os agricultores alimentem os bancos com as sementes produzidas; entretanto, a dificuldade enfrentada com a estiagem tem exigido que o Governo reponha plenamente esses estoques.

No total serão distribuídos 161.440 quilos de feijão, 187.220 quilos de milho, 104.598 quilos de sorgo do tipo Ponta Negra e 10 mil quilos de arroz, com investimento da ordem de R$ 4,310 milhões.

Fonte: agrolink